quarta-feira, 18 de maio de 2011

SAUDE

A adolescência é um período importante para qualquer pessoa. É uma fase de transição para a vida adulta, em que os jovens começam a ter maior responsabilidade, tem que fazer escolhas que vão ser fundamentais neste novo momento e muitas vezes, é um momento de autoafirmação, onde uma certa "rebeldia" é natural, criando conflitos com os pais.  
Mas é um momento onde os adolescentes também passam por mudanças no corpo ,devido à alta concentração de hormônios. Os meninos começam a desenvolver pelos pelo corpo e pelo rosto, a voz engrossa. Já as meninas começam a ter as formas mais arredondadas, desenvolvem seios e começam a menstruar.
É um momento em que a prática de alguma atividade física se torna muito importante. Praticar alguma atividade física neste momento, ajuda o adolescente a enfrentar melhor estes efeitos psicossociais de uma fase de transição, pois o garoto ou garota gastando energia no esporte, tende a ficar mais equilibrado.
O esporte também ajuda na socialização, que é muito importante para o adolescente, já que aumenta a autoestima e serve como elo de integração, num momento onde ele procura se integrar a um grupo da mesma faixa etária que a dele. A prática desportiva também auxilia a afastar o jovem de possíveis vícios, como o álcool, o tabaco e as drogas, visto que ele não conseguirá manter uma frequência caso se envolva com isso.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Algumas dicas de relacionamento que podem salvar sua pele e sua carreira no local de trabalho:
1. Seja sempre cordial, mas evite intimidades com os colegas de trabalho e também com o seu chefe. A não ser que vocês sejam amigos, evite comentar assuntos pessoais, como brigas em casa, problemas com dinheiro ou algo do gênero. Manter uma postura profissional evita problemas futuros e deixa você menos suscetível a fofocas no ambiente de trabalho.

2. Saiba diferenciar a hora de trabalhar da hora de conversar. Nada errado em encontrar um colega no corredor ou no café e comentar sobre o ultimo filme que você viu e adorou. Mas não entre na sala dele, no horário de trabalho, para contar em detalhes como foi seu final de semana. Isso atrapalha.

3. Nada mais insuportável do que aquele colega de trabalho que vive reclamando de tudo. Pois bem, não seja você o chato do ambiente. Evite reclamar, falar mal dos colegas, do chefe ou da empresa onde você trabalha.

4. Não seja inconveniente: Nada de se intrometer onde não é chamado, se oferecer para ir almoçar com um grupo sem ser convidado, perguntar ao seu colega quanto ele ganha, contar piadas sem graça no meio de uma reunião, insistir em chamar um colega pelo apelido que ele detesta e outras atitudes típicas de um “mala sem alça”.

5. Fofoca: Mantenha-se o mais longe possível dela. Não faça comentários maldosos sobre seus colegas, subordinados ou superiores. Não comente a vida pessoal dos outros e, se ouvir algo do gênero, morda a língua antes de passar adiante. A fofoca no ambiente de trabalho pode causar danos às pessoas que são alvo dos comentários. E o pior, quase sempre injustamente. Observação importante: Nunca seja um fofoqueiro passivo, pois se este não existisse a fofoca também não existiria, portanto, quando alguém lhe vier dizer algo que não condiz com o bom relacionamento do local de trabalho, invente um motivo para não permitir que tal comentário possa fluir.

Dicas de ter uma vida saudável.

Para se ter uma vida saudável, não é necessário ter muito dinheiro ou fazer algo que seja espetacular. Para se ter uma vida saudável, é necessário que você leve a vida de um jeito saudável e leve. As dicas são muito simples, e se resumem em três tópicos:
  • Tenha uma alimentação balanceada: coma frutas, verduras e legumes diariamente. A ingestão recomendada é de 7 porções por dia, mas pelo menos invista num café da manhã com muitas frutas e cereais, e no almoço e no jantar coma mais verduras e legumes do que qualquer outra coisa. Deixe as comidas gordurosas e calóricas para o fim de semana com a família, ou para festas. E no dia-a-dia, coma saudavelmente. Não se esqueça de tomar muita água durante todo o dia.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: faça exercícios 5 vezes por semana. Se não puder freqüentar uma academia, troque o elevador pela escada, caminhe sozinha ou com o(a) companheiro(a), ou vá de bicicleta para o trabalho. Se o problema for não gostar de academia, pratique esportes ou danças. Jogue vôlei, tênis, futebol, basquete, natação ou faça aulas de dança. Mas mexa-se sempre! Exercícios trazem melhorias no corpo e na saúde, mas também trazem bem estar mental.
  • Cultive o bem estar psicológico e mental: fuja do stress e tenha uma vida feliz. Leve a vida com calma, não se prenda a problemas e tensões, e não viva com pressa. Aproveite os detalhes da vida como um pôr-do-sol, uma lua cheia, a chuva ou um dia de calor. Olhe como a natureza é bonita, e reflita sobre como é bom viver. Não pense apenas no dinheiro, faça boas ações, seja simpático e procure encontrar um grande amor. Pessoas felizes atraem felicidade. Tanto mental quanto física.
Escrito por Mog em 20/10/2008